Pierre CHE de Pinho

Pierre CHE de Pinho
Sonhas e Serás Livre de Espirito.....Lutas e Serás Livre Na Vida !!!

domingo, 13 de novembro de 2011

                        Inauguração Museu
Inauguração Museu - No dia 16 de novembro de 1961, foi assinada a lei que criou o município de Sapucaia do Sul. Cinquenta anos depois, a cidade ganha um espaço para preservação da sua história.
Sapucaia inaugura na próxima quarta-feira, 16, às 15h30min, o Museu Histórico Municipal de Sapucaia do Sul.  
 
O museu funcionará na Rua Coronel Serafim Pereira, nº 58, Centro, no antigo prédio da Escola Estadual Sapucaia do Sul, fundada em 1937. 
 
Para o prefeito Vilmar Ballin, a inauguração do museu é um marco para Sapucaia do Sul.
 
“No ano em que o município comemora 50 anos, os sapucaienses são presenteados com um museu, que manterá viva a memória da cidade. Abraçamos esta luta para a criação deste espaço, por que acreditamos que Sapucaia precisa contar sua história. Além disso, os sapucaienses contarão com um novo espaço voltado para a cultura”, enfatiza.
 
O museu inaugura com a mostra “Exposição comemorativa dos 50 anos do Município”. A história da emancipação política da cidade será contada por meio de fotografias antigas, documentos, objetos da época, mapas e leis.
 
“Esta mostra conta como começou o município, desde o sonho da emancipação, a luta, o plebiscito e finalmente a criação da lei”, explica a coordenadora do museu, a historiadora Regina Portella Schneider. A exposição ocorre até o dia 16 de dezembro. 
 
O Museu Histórico Municipal de Sapucaia do Sul funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h 18h15min. A entrada é gratuita.  



Sapucaia do Sul
 
Suspeitos: trio foi detido e autuado em flagrante






 - Um assalto à joalheria Alvanir Central de Joias, no final da manhã de ontem, no Centro de Sapucaia do Sul, terminou na morte de uma mulher e na prisão de três suspeitos. Elisandra da Silva Hamersky, 34 anos, foi atingida pelo único disparo de arma de fogo que teria sido efetuado pelo proprietário do estabelecimento, Alvanir Manoel da Motta Rosa, 44, quando um dos suspeitos deixava o prédio comercial. Elisandra, que caminhava do outro lado da rua, foi alvejada no coração. Ela foi socorrida pela Brigada Militar, mas chegou sem vida ao hospital. Depois disso, houve uma breve negociação, e os suspeitos se entregaram.
“Foi uma fatalidade”
Dois jovens armados entraram na loja, usando capacetes, e anunciaram o assalto. “Eles queriam prata, óculos e relógios. Estavam agitados’’, declarou a esposa do proprietário, Denise da Rosa Flortes, 35. Alvanir, que estava na oficina, no andar de cima, percebeu o assalto pelas imagens do sistema de monitoramento. O comerciante viu um suspeito sair da loja e fazer menção de atirar contra o PM que estava do outro lodo da avenida. “Achei que ele fosse atirar no PM e atirei contra o ladrão antes. Quando atirei, ele saltou para dentro da loja. Achei que tivesse acertado. Acho que a bala ricocheteou no chão e atingiu a mulher. Foi uma fatalidade”, lamentou o comerciante.
Suspeitos se renderam
Após o disparo, a BM cercou o local e, em menos de quatro minutos, os suspeitos se entregaramo. “Do lado de fora identificamos um terceiro suspeito. O rapaz havia ligado para o 190 informando que a moto dele havia sido furtada. A ligação era feita de um orelhão e ele estava a menos de cem metros da joalheria, com a moto em frente ao crime”, comentou um PM.
Pistola apreendida
Luis Fernando Lopes Dias, 23 anos, Antônio Vinícius Machado de Moura, 18, e Cleber Daniel dos Santos Manso, 23, foram autuados em flagrante por roubo pelo delegado Eduardo Moraes. Com o trio, a Polícia apreendeu uma pistola calibre 635. O delegado afirma que o empresário vai responder em liberdade por pelo homicídio culposo.
Com tristeza recebemos a notícia do falecimento do deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, Chicão Gorski 

O deputado estadual do Rio Grande do Sul João Francisco Gorski, conhecido como Chicão (PP), faleceu na madrugada deste domingo (13) após o veículo em que ele estava com a família sair da pista, na BR-287, entre as cidades de Santiago e Jaguari, e bater em uma árvore. Depois do acidente, o veículo pegou fogo.
 
Segundo informações do PP gaúcho, Chicão Gorski estava com a esposa e o filho de 3 anos no veículo. Ambos passam bem, segundo a assessoria do partido.
 
Conforme o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul Marco Peixoto, que era amigo do deputado, Chicão fazia um deslocamento entre a cidade de São Pedro do Sul, onde participou de um encontro de prefeituras, e Santiago, onde morava. O acidente, segundo ele, ocorreu por volta das 3h deste domingo.
 
O deputado será velado neste domingo e cremado na segunda (14) em Santiago, cidade onde Chicão já foi prefeito por dois mandatos (2001 a 2008).
 
Como deputado estadual, Chicão, que era engenheiro civil. presidia a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do estado.
 
Em nota, o diretório estadual do PP lamentou o falecimento. "Externamos nossos sinceros sentimentos e solidariedade a família do líder progressista."
(*) com informações da Agência RSB